quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

UJS + Linhares + ES <> Mais Uma Vitória da Juventude!!!

Vitória dos Estudantes!

Prefeitura recua e a Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI, terá vestibular em 2011.

Vermelho capixaba
Luta pela FACELI", Dois anos de intenças Mobilizações até a vitória!
Na última quinta-feira os estudantes de Linhares, norte do estado, conquistaram uma grande vitória ao garantir o vestibular da FACELI – Faculdade de Ensino Superior de Linhares. O anuncio do prefeito foi comemorado pelo Grêmio do Colégio Estadual e pelo CA de Direito da FACELI.

Desde 2009, quando o então recém empossado Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, cancelou o vestibular, os estudantes coordenados pelas entidades estudantis foram pra rua para impedir o fechamento da faculdade.

Foram cerca de dois anos de varias passeatas na frente da Prefeitura e intensa mobilização de vários setores da sociedade. Ampliando a Luta o GREMECE (Grêmio do Estadual) e o CA de Direito, conseguiram ganhar a opinião pública para manter a FACELI em funcionamento.

Guerino Zanon, que atualmente é proprietário do prédio que funciona a única faculdade privada de Linhares, foi o maior opositor da idéia, mas diante pressão liderada pelos estudantes, teve que recuar e anunciar as seguintes medidas:


1. Em junho próximo haverá vestibular com 100 vagas para Direito, 100 para Administração e 100 para Pedagogia.
2. A Faceli será transferida para a Escola Roberto Calmon, no bairro Aviso, até que fique pronta a sede própria, que será construída no terreno doado (em 2008) pelo Governo do Estado. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2012.
3. O investimento no acervo da biblioteca será priorizado.
4. Os alunos que estão estudando na Pitágoras, através das bolsas, têm o direito assegurado de continuar.
5. Não serão compradas mais bolsas de estudo além das 300 que foram compradas para os universitários que estão na Pitágoras.

Os estudantes estão de parabéns pela exemplar persistência em garantir a universidade pública gratuita e municipal em Linhares.

Veja abaixo a nota Pública do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual - GREMECE

Vencemos! A FACELI é Nossa!

O Grêmio Estudantil do Colégio Estadual agradece o apoio dos estudantes e de todos os cidadãos envolvidos na causa da Faceli. – “Foram dois anos de muita luta pela sobrevivência da Instituição, mas com determinação e perseverança, conseguimos alcançar nosso grande objetivo, que é garantir a oportunidade aos jovens linharenses de ingressar no ensino superior público, de qualidade, e para todos”.

Desde o início acreditamos que as autoridades competentes iam primar pela manutenção da Faculdade, uma vez que esta sempre esteve em condições de funcionar, e só estava na dependência de decisões políticas.

A abertura do vestibular proporciona a continuidade da Instituição e o acesso ao ensino superior de forma sólida e concreta.

Consideramos também que o apoio da OAB Linhares, na pessoa do presidente Petrius Belmok, de sete vereadores que aderiram a causa, representantes do Ministério Público, e do presidente do Centro Acadêmico da Faceli, Daniel Porto e o Diretor da UBES, Marcos Paulo e Diretora da UESES, Jaciara Celestrini, foram essenciais para que essa proposta de revitalização da Faceli pudesse ser anunciada.

Estamos satisfeitos com essa conquista e reafirmamos nosso apoio a todos os estudantes e àqueles que lutam por um ensino público gratuito e de qualidade para todos!

Lutaremos sempre para alcançarmos nossos direitos.

Parabéns a todos!

Grêmio Estudantil do Colégio Estadual - Gremece


Veja o Vídeo das manifestações:

http://www.youtube.com/watch?v=x43NRHNVG8M

Fonte: Portal Vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário