quarta-feira, 23 de novembro de 2011

4º Congresso da UESES e Etapa Capixaba do 39º Congresso da UBES


Neste fim de semana (19 e 20 de novembro) foi realizada no IFES Campus Vitória a etapa estadual do 39° Congresso da UBES junto ao 4º Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo – Ueses. A data também foi marcada pelo anuncio do da aprovação do passe-livre para os estudantes de cursos técnicos e superiores e cadeira efetiva junto às Centrais Sindicais e Movimentos Populares para entidade.

Prestigiado por entidades e autoridades políticas capixabas, o debate sobre a manutenção dos royalties do petróleo no estado foi marcado por um ato político de abertura, coma presença do Secretário Estadual de Educação, Klinger Marcos Barbosa; Subsecretário Estadual de Direitos Humanos, Perly Cipriano e o Subsecretário de Esportes, Anderson Falcão. Além destes, esteve presente o do Diretor Geral do IFES Vitória, Ricardo Paiva; representantes da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); Simpro-ES (Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo) e da Famopes (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo).

O congresso também recebeu o Secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, que, representando o Governador Renato Casagrande, anunciou o passe-livre para os estudantes de cursos técnicos e superiores, além do novo Conselho Metropolitano de Transporte Urbano – COTAR, onde a UESES passa a ter cadeira efetiva junto às Centrais Sindicais e Movimentos Populares, num conselho paritário entre Sociedade Civil Organizada, Poder Público e Empresários do Transporte.

A conquista foi muito comemorada pelas entidades estudantis, uma vez que constituiu desdobramento da posição coerente do movimento social organizado, no mês de junho de 2011, quando grupos de anarquistas e esquerdistas aproveitaram-se da justa bandeira histórica dos estudantes para realizar passeatas em Vitória, de forma intransigente e irresponsável.

Vale destacar que a campanha alcançou mais de 180 mil estudantes, de cerca de 45 dos 78 municípios. A plenária final elegeu, por unanimidade, a nova diretoria da UESES, que tem como novo presidente o estudante do Ifes Vitória e Diretor da UBES no estado, Marcos Paulo Silva. Também definiu-se a participação dos estudantes no 39º Congresso da UBES, a ser realizado entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2011.

Fonte: UBEScomunica.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário